Nós somos insurgentes

Manifesto do Exército Clandestino Insurgente de Palhaços Rebeldes

Nós somos insurgentes porque surgimos de lugar nenhum e estamos em todo lugar. Porque ideias podem ser ignoradas mas não reprimidas e uma insurreição da imaginação é irresistível. Porque quando caímos levantamos de novo e denovo e denovo, sabendo que, para a história, nada está perdido. E que nada é final. Porque a história não é linear, surge como água, vezes em redemoinhos, vezes gotejando, fluindo, inundando – sempre desconhecida, inesperada, incerta. Porque a chave para a insurgência é a brilhante improvisação, projetos imperfeitos.

Nós somos rebeldes porque amamos a vida e a felicidade mais do que a ‘revolução’. Porque uma revolução nunca está completa e rebeliões continuam para sempre. Porque nós vamos desmantelar a máquina-fantasma da abstração de um número de maneiras sem fim. Porque nós não queremos mundar “o” mundo, mas sim o “nosso” mundo. Porque nós vamos sempre abandonar e desobedecer aqueles que acumulam e abusam de poder. Porque rebeldes transformam tudo – a forma como vivem, criam, amam, comem, riem, brincam, aprendem, trocam, escutam, pensam e, acima de tudo, como se rebelam.

Nós somos um exército porque vivemos em um planeta em guerra permanente – uma guerra de dinheiro contra a vida, do lucro contra a dignidade, do progresso contra o futuro. Porque uma guerra que se alimenta de morte e sangue e evacua dinheiro e toxinas merece um corpo obsceno de soldados pervertidos. Porque só um exército pode declarar absurdamente uma guerra contra uma guerra absurda.  Porque o combate requer solidariedade, disciplina e comprometimento. Porque palhaços sozinhos são figuras patéticas, mas em grupos e gargalhadas, brigadas e batalhões, eles são extremamente perigosos. Nós somos um exército porque nós estamos bravos e onde as bombas falham nós podemos ter sucesso com risadas de zombaria. E risadas precisam de eco.

Nós estamos aproximadamente e em igual proporção nem aqui e nem ali, estamos no lugar mais poderoso de todos, em um lugar entre a ordem e o caos. Fuja do circo! Junte-se às forças do Exército Clandestino Insurgente de Palhaços Rebeldes.

Tradução rebelde do texto publicado pelo Adbusters aqui, baseado no Manifesto do Exército Clandestino Insurgente de Palhaços Rebeldes, aqui.
Anúncios
    • Élton
    • 24 de fevereiro de 2012

    Magnífico e poético.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: